No dia 3 de agosto se iniciou retomada econômica do município de Cairu, onde estão localizados os populares destinos turísticos de Morro de São Paulo e Boipeba.
Com esta reabertura gradual ao turismo, esses fantásticos destinos voltam a receber turistas com todos os cuidados necessários para manter a saúde tanto da população local quanto dos visitantes.
A pandemia do COVID-19 trouxe diversas restrições que proibiram o turismo em Morro de São Paulo e arredores. No entanto, chegou a hora da retomada, que com todas as precauções necessárias, está contribuindo com a volta da maior atividade econômica do município.
O município de Cairu tem uma população local de pouco mais de 18 mil habitantes distribuídos nas ilhas do arquipélago. Desse número, o município registrou, até o dia 8 de agosto, 140 casos confirmados, dos quais, lamentavelmente 3 deles foram a óbito.
Porém, chegam boas notícias, no dia 3 de agosto, Boipeba e Morro de São Paulo registraram decréscimo de novos casos por duas semanas consecutivas, uma vitória para a região.
Portanto, após acompanhar e analisar os indicadores epidemiológicos, o município decidiu dar início à liberação gradual e responsável das atividades da região e a reabertura do turismo em Morro de São Paulo já tem data!
Primeira fase da reabertura
A primeira fase da reabertura teve início no dia 3 de agosto e tem duração prevista de duas semanas. Durante esse período serão consideradas as medidas a seguir:
A flexibilização do transporte marítimo exclusivamente para moradores da região, tanto para Morro de São Paulo quanto para Gamboa, de segunda a sexta-feira das 7h às 16h.
A partir do dia 10 de agosto, além disso, está autorizada a abertura do de alguns estabelecimentos de comércio varejista, seguindo todas as restrições estipuladas para preservar a saúde dos seus habitantes.
Durante a primeira fase continuam autorizadas as vendas delivery, os bares e restaurantes só podem abrir para vender comida e bebida para viagem, uma vez que, segue proibida a abertura para consumo no local e a colocação de mesas e cadeiras nas ruas e nas praias.
Da mesma forma, continua proibido o comércio ambulante.
Sob o mesmo ponto de vista, continua proibida a abertura de hospedagens e aluguel de casas de temporada.
Segunda fase da retomada
A data prevista para a segunda fase da retomada é 17 de agosto e, igualmente, tem uma duração de duas semanas. Durante a segunda fase, além da flexibilização mencionada na primeira fase, podemos considerar o seguinte:
Transporte sem restrições para moradores de Boipeba, Canavieiras, Galeão, Garapuá, Monte Alegre, Moreré, Tapuias, Torrinhas e Zimbo.
Os cultos e missas estão autorizados, porém, têm restrições.
Outras atividades e práticas continuam proibidas.
Terceira fase da reabertura: a volta do turismo em Morro de São Paulo
A terceira fase da retomada em Morro de São Paulo, Boipeba e região terá início no dia 3 de setembro.
Durante esse período o turismo reabrirá suas portas com as medidas preventivas necessárias para o bem-estar da população local e dos seus visitantes.
A partir dessa data, além da flexibilização mencionada nas fases anteriores serão implantadas as seguintes medidas:
A flexibilização do transporte marítimo para turistas.
Está autorizada a abertura do varejo, como lojas, mercados, padarias, salões de beleza, bares, restaurantes, academias, entre outros, assim como a abertura das hospedagens da região, porém, é importante que cada estabelecimento siga estritamente as normas estabelecidas para seu funcionamento durante esse período.
Está autorizado o uso das praias para práticas individuais.
Para o sucesso da retomada das atividades da região é fundamental o cumprimento rígido dos protocolos para cada setor, tanto por parte dos estabelecimentos quanto dos clientes.
Além do protocolo geral, cada setor tem um protocolo a cumprir para que seja efetiva a retomada. Por exemplo, existe um protocolo para hospedagens, para bares e restaurantes, para os condutores turísticos, etc. e cada um deve estar ciente das suas obrigações.
Todos os estabelecimentos serão rigorosamente monitorados pelas equipes de Fiscalização da Vigilância Sanitária. O não cumprimento dos protocolos resultará em penalidades previstas.
Conscientização é primordial
Durante meses temos presenciado que para que o coronavírus continue se espalhando, precisa do descuido humano. Se todos nós tomamos as precauções necessárias, é possível frear o avanço do vírus.
Ações simples, como lavar as mãos frequentemente, utilizar máscara e álcool gel evitam que o vírus se espalhe com facilidade. É por esse motivo que quanto mais cuidado tomemos, mais rápido será a volta as nossas rotinas.
O município de Cairu tem o privilégio de estar rodeado de natureza e com tanto espaço, as aglomerações podem ser evitadas, aproveitemos essa vantagem e cuidemos da nossa saúde!
Morro de São Paulo se prepara para a reabertura!
Morro de São Paulo está quase pronta para receber o turista consciente e precavido. A população e o comércio local já começaram a se preparar para deixar a região segura para os visitantes.
Os protocolos instaurados pelo município de Cairu são bastante rígidos e os requisitos que constam neles são a condição que a prefeitura exige para permitir essa reabertura e não colocar ninguém em risco.
No momento, bares, restaurantes e hospedagens estão treinando seus funcionários de forma intensiva sobre as boas práticas no combate ao coronavírus e os protocolos de prevenção.
Inclusive, estão designando funcionários que possam orientar os clientes sobre a conduta necessária dentro dos locais para minimizar qualquer risco que possa existir.
Dessa forma, Morro de São Paulo se prepara para oferecer a segurança e hospitalidade que os turistas esperam.
Então, já sabe, Morro de São Paulo lhe espera a partir do dia 3 de setembro e agora mais do que nunca precisa fazer todas suas reservas com antecedência, pois, se antes já existia limitação, agora muito mais, dado que a prefeitura anunciou que só será permitido o acesso a turistas com reservas confirmadas em pousadas.
Aproveite os 15% que o Booking oferece para fazer as reservas até 04 de janeiro de 2021 e garanta sua hospedagem.
Seja um dos poucos privilegiados a ter acesso a esse paraíso e desfrutar das belas praias e faça suas reservas agora mesmo. A Bahia Terra está pronta para lhe atender e tirar todas suas dúvidas.
Nossos parceiros já estão prontos para deixar a sua viagem totalmente segura, seguindo todos os protocolos e medidas de segurança necessários para que você e sua família possam desfrutar plenamente das suas férias em Morro de São Paulo e região.
Contate a Bahia Terra, tire todas suas dúvidas e faça já suas reservas. Envie agora mesmo um e-mail para reservas@bahiaterra.com ou entre em contato pelo WhatsApp +55 75 9 9905 9430 lhe daremos todas as informações necessárias para que faça a sua viagem com total segurança.
Comments