A Prainha do Forte ou Praia do Mirante fica localizada em Morro de São Paulo, a praia é simplesmente incrível e um ótimo lugar para se conectar verdadeiramente com a natureza.
Ela fica quase que escondida, junto das ruínas da Fortaleza de Tapirandu, um importante monumento histórico de Morro de São Paulo.
A praia surge quando a maré está baixa e é muito tranquila, cercada por pedras e recifes de corais, que formam lindas piscinas naturais.
Confira agora tudo o que você precisa saber sobre a Prainha do Forte.
Como é a Prainha do Forte
A Prainha do Forte é bem pequena e surge apenas na maré baixa, ela fica em meio a pedras e recifes de coral, formando deliciosas piscinas naturais de águas transparentes.
O local é bem sossegado e é ideal para quem busca descanso em meio a uma natureza exuberante. Por ser uma praia pouco frequentada, ela quase sempre está vazia. Portanto, com sorte, você pode ter uma praia deserta só para você!
Além das piscinas naturais, a Prainha do Forte conta com um ponto de mergulho com incríveis 12 metros de profundidade! É bem interessante para avistar a bela fauna marinha da Costa do Dendê.
A Prainha do Forte não possui nenhuma infraestrutura, por isso a nossa dica é levar o seu lanche e água suficiente se for passar o dia por aqui.
A tarde é o horário mais disputado, pois o pôr do sol visto daqui é fantástico e reúne um maior número de turistas que querem apreciar o sol se pondo no mar.
Como chegar na Prainha do Forte
Para chegar até a Prainha do Forte partindo da vila é preciso descer a rampa do cais, sentido Toca do Morcego, e seguir até as ruínas da Fortaleza de Tapirandu.
Seguindo até o fim das ruínas, você chegará à magnífica Prainha do Forte. Cabe lembrar que a prainha só é acessível se a maré estiver baixa.
Dica extra: Conheça as ruínas da Fortaleza de Tapirandu
O caminho até a Prainha do Forte ou Prainha do Mirante é uma atração e tanto. Você poderá mergulhar na história da região e conhecer os canhões e muralhas que marcaram contos e lendas da ilha no século XVII, período em que a Fortaleza serviu de defesa da Baía de Todos os Santos e impediu diversos ataques em Morro de São Paulo.
Atualmente sobram apenas as ruínas devido à ação erosiva do mar, que destruiu parte da Fortaleza. Porém, o local é Patrimônio Histórico Nacional.
Agora você já sabe tudo o que precisa para conhecer a incrível Prainha do Forte. Gosta de praias mais vazias e exclusivas? Então você precisa conferir outras belas praias da nossa região! Leia agora o nosso post 4 praias escondidas de Morro de São Paulo para você conhecer.
Comentários