Você já ouviu falar das praias escondidas de Morro de São Paulo? Além das praias típicas como Primeira Praia, Segunda Praia, Terceira Praia, Quarta Praia, Quinta Praia, Garapuá e Gamboa existem algumas outras praias maravilhosas - e pouco citadas - que merecem ser visitadas.
A boa notícia é que a grande maioria delas estão perto da área central da ilha, portanto você poderá conhecer, quase todas, a pé.
O grande diferencial dessas praias não tão famosas é que costumam ficar sempre mais vazias. Elas são bastante preservadas, quase desertas, favorecendo quem busca por tranquilidade nas suas férias.
Confira 4 praias escondidas de Morro de São Paulo que você precisa incluir no seu roteiro agora mesmo!
1. Praia Porto de Cima
A Praia de Porto de Cima é uma das joias raras escondidas em Morro de São Paulo que você precisa conhecer na sua visita à região.
Essa praia se inicia logo após o cais de Morro de São Paulo, de onde saem e chegam os barcos. Ela tem 700 metros de extensão, com águas azuis cristalinas, muitas pedras e uma pequena faixa de areia.
O grande diferencial da Praia Porto de Cima são as inúmeras piscinas naturais, que se formam devido à grande quantidade de arrecifes. Além disso, a vegetação no local forma sombras deliciosas, o que faz dela a opção perfeita para passar a tarde alternando entre banho de mar e descanso.
A praia conta com apenas dois restaurantes simples que servem petiscos e bebidas; além de 4 pousadas.
Não espere grandes estruturas, aqui é um lugar para quem busca sossego!
E aqui vai uma dica: veja o pôr do sol da Praia Porto de Cima, é incrível! Se você der sorte, também poderá ver golfinhos no final da tarde.
Como chegar a Praia Porto de Cima?
Para chegar até a Praia Porto de Cima é bem simples, se a maré estiver baixa basta ir andando a partir do cais até você encontrá-la. Saindo do cais, o trajeto dura cerca de 5 minutos.
Uma outra maneira de chegar até lá é pela Rua da Fonte Grande, basta seguir até a Rua do Porto de Cima e seguir uma trilha que leva a essa magnífica praia.
Caso você opte por ir até a praia por esse caminho, o percurso dura cerca de 25 minutos, mas vale a pena pela quantidade de paisagens incríveis que você verá na caminhada.
2. Praia da Ponta da Pedra
A Ponta da Pedra é mais uma das praias escondidas de Morro de São Paulo. Ela também é uma praia pequena e tem 800 metros de extensão, com uma faixa de areia estreita, pedras e mar de águas claras.
Ela começa logo após a Praia Porto de Cima e termina no paredão de argila, antes da Praia da Gamboa.
O diferencial é que ela possui uma densa vegetação, proporcionando sombras deliciosas para estender a canga e passar o dia relaxando. Tenha cuidado ao entrar nesta praia, pois ela tem muitas pedras - veio daí o nome: Ponta da Pedra.
Caso você seja aventureiro, indicamos um lugarzinho ideal para quem sabe nadar e quer mergulhar nessa praia, fica um pouco depois do antigo Iate Clube.
Não há estrutura de barracas e pousadas nesta praia. O antigo Iate Clube hoje abriga a balada Mama África, que funciona geralmente a partir das 14h. Portanto, leve lanchinhos e água.
Caso queira almoçar, você pode optar por voltar para Porto de Cima ou seguir até Gamboa. Essa última tem uma melhor infraestrutura e diversas opções de restaurantes.
Como chegar a Praia da Ponta da Pedra
A Praia da Ponta da Pedra está localizada após a Praia do Porto de Cima, sentido Praia da Gamboa. Ou seja, está entre as duas praias. Uma dica é visitar as 3 no mesmo dia.
Se atente para voltar antes que a maré suba. Caso você esteja cansado, tem a possibilidade de ter barcos oferecendo a volta por lá.
3. Prainha do Forte
A Prainha do Forte é muito pouco conhecida pelos turistas que viajam para Morro de São Paulo. Se você gosta de conhecer praias escondidas e pouco convencionais, essa precisa estar na sua lista!
A praia surge apenas na maré baixa e é bem pequena. Ela é conhecida por formar piscinas naturais incríveis de águas transparentes e está realmente escondida, bem atrás das ruínas da fortaleza.
Além disso, existe um ponto de mergulho nessa praia, onde as agências geralmente levam os turistas para mergulhar e avistar a bela fauna marinha da região.
A praia geralmente é frequentada por moradores de Morro de São Paulo e não possui nenhuma estrutura de barracas. Portanto, vá preparado!
Como chegar na Prainha do Forte
Para chegar até a Prainha do Forte basta seguir até a rampa do cais seguindo no sentido para o Forte e caminhar até o final das ruínas. O percurso leva cerca de 15 a 20 minutos. É importante lembrar que ela só aparece na maré baixa.
4. Praia do Pratigi
Também conhecida como Praia do Pontal, a Praia de Pratigi possui cerca de 10 km de extensão e é a maior praia da ilha de Tinharé. Ela possui uma beleza única, com suas areias branquinhas convidativas para uma caminhada apreciando o mar clarinho.
A Praia do Pratigi conta com restaurantes em cabanas rústicas que servem pratos baianos deliciosos.
Como chegar a Praia do Pratigi
A melhor forma de chegar até a Praia do Pratigi é de carro 4x4 em algum passeio saindo de Morro de São Paulo.
Os mais aventureiros arriscam ir caminhando, são 12 km de passando por praias quase desertas e paisagens surreais, além de algumas trilhas.
Você já conhecia alguma dessas praias escondidas de Morro de São Paulo? Assine a nossa newsletter para que você fique por dentro de tudo sobre a nossa região.
Comments