O maior atrativo de Morro de São Paulo são as suas praias, seus monumentos históricos e a bela, e muito animada, vida noturna. Mas diante de tantas atrações, uma das dúvidas que surgem é: o que fazer em Morro de São Paulo?
Porém, não há de que se preocupar! Neste post, te daremos as principais dicas sobre o que você pode fazer na vila de Morro de São Paulo e seus arredores. Assim, poderá escolher os programas que mais te interessarem.
Então, vamos lá!
13 atividades em Morro de São Paulo: saiba o que fazer
Desde que você chega a Morro de São Paulo percebe que está em um lugar diferente, com uma energia e umas paisagens que não se encontram facilmente em qualquer destino.
Os visitantes da vila chegam de todas as partes do mundo para desfrutar das belezas da região e hoje vai entender o porquê.
Veja o que fazer em Morro de São Paulo e organize seu roteiro!
1. Explore da Primeira à Quinta Praia
Como foi mencionado no início, um dos maiores atrativos do local são as maravilhosas praias. Por isso, uma das coisas que fazer em Morro de São Paulo é aproveitá-las ao máximo.
As mais famosas são da Primeira à Quinta Praia e pelo nome de cada uma delas você já tem uma ideia da sua localização em relação à vila.
Existem praias para todos os gostos, das mais badaladas às mais tranquilas, quase desertas, e além de se maravilhar com as paisagens e se deleitar com as águas mornas existem muitas outras coisas para fazer em cada uma delas. Confira!
Primeira Praia: esportes aquáticos e tirolesa
A Primeira Praia é a mais próxima da vila e a menor delas. Aqui encontrará algumas barracas com comidas típicas da região.
Se gosta de surf essa é a sua praia. Além disso, aqui também é possível praticar mergulho com cilindro, esqui aquático, caiaque e kitesurf.
É aqui que se encontra a maior tirolesa do Brasil que cai no mar, sai dos arredores do Farol do Morro percorrendo 350 metros até chegar nas águas da Primeira Praia.
Segunda Praia: badalação e piscinas naturais
A Segunda Praia não é muito maior do que a anterior, mas é aqui que se concentra o agito e a badalação, tanto durante o dia quanto à noite.
As águas calmas convidam para o banho de mar, ainda mais na maré baixa, quando se formam as piscinas naturais.
Na areia é possível praticar alguns esportes, como vôlei, futebol e frescobol.
Uma variedade de restaurantes, bares e barracas agitam o local com música ao vivo, uma ótima opção para o dia e a noite.
Aproveite também para visitar a Ilha da Saudade, tem uma bancada de areia que na maré baixa deixa bem fácil o acesso. Caminhar por lá, no final da tarde, por exemplo, pode ser um passeio bem interessante.
Terceira Praia: ótimas águas e ponto de partida para os passeios
A Terceira Praia é um pouco maior do que as duas anteriores juntas. Na maré alta, a faixa de areia é bastante estreita e em alguns casos pode até desaparecer, o que traz uma paisagem diferente ao local.
A maioria dos passeios locais de barco e lancha parte desta praia.
Em frente à Terceira Praia pode-se observar a Ilha do Caitá. Está bastante próxima e para chegar até ela é possível alugar um caiaque na beira da praia. Os mais aventureiros até podem nadar até lá.
Quarta Praia: piscinas naturais isoladas
A Quarta Praia é a maior das praias de Morro de São Paulo, são 4 km rodeados de natureza. Graças às águas transparentes e as piscinas naturais é possível ver os peixes enquanto se toma um banho de mar.
Aproveite para caminhar pela bancada de pedras no início da primeira praia, é um local onde é muito fácil de apreciar a vida marinha da região, um refúgio de diversas espécies que vale a pena visitar.
Por aqui, encontrará poucos restaurantes, a maioria está no início da praia, mas é ótima para quem busca tranquilidade, pois por aqui há muito pouca gente.
Dica extra sobre o que fazer em Morro de São Paulo: se quer encontrar ótimos cenários para as fotos, alterne os pontos de caminhada. Em alguns momentos, ande pela beira do mar, em outros caminhe entre os coqueirais e amendoeiras. Com certeza você vai encontrar perspectivas muito diferentes durante suas caminhadas que irão render ótimas imagens.
Quinta Praia ou Praia do Encanto: sossego absoluto com águas cristalinas
Também conhecida como a Praia do Encanto é a mais preservada das praias, a tranquilidade aqui impera e oferece um maior contato com a natureza.
Entre a Quarta e Quinta Praia, o rio de água ferrosa que deságua no mar e junto ao manguezal dão uma paisagem totalmente diferente ao local. Dá para fazer ótimas fotos nesse lugar.
As águas de toda a quinta praia são calmas, mornas e transparentes e uma barreira de corais formam deliciosas piscinas naturais. Ao longo da praia também há diversos manguezais espalhados na beira do mar. Não deixe de aproveitar o delicioso banho de mar, as paisagens e o sossego.
2. Visite as praias menos conhecidas
Existem outras praias em Morro de São Paulo que são menos conhecidas pelos turistas e estão do outro lado da vila. Essa é uma ótima dica sobre o que fazer em Morro de São Paulo e fugir do óbvio.
Prainha do Forte
A Prainha do Forte se encontra passando pelas ruínas da Fortaleza, e só surge na maré baixa.
É um lugar muito pouco conhecido pelos turistas, e não tem nenhuma infraestrutura, porém a vida marinha que pode ser vista no local é incomparável. Um excelente ponto de mergulho que vale a pena ser visitado, pois suas piscinas naturais encantam os visitantes.
Praia do Porto de Cima
A praia do Porto de Cima começa passando o cais de Morro de São Paulo. Uma praia pouco frequentada por turistas, mas visitada por locais. Não espere encontrar uma boa infraestrutura, apenas há um restaurante.
Tem uma faixa de areia estreita que na maré alta costuma desaparecer. As águas calmas e mornas são rodeadas por recifes que formam belas piscinas naturais. Mergulhar com snorkel é uma das atividades que pode ser praticada nessa linda praia rodeada de vegetação.
Praia da Ponta da Pedra
Uma praia tranquila com um belo pôr do sol é a Praia da Ponta da Pedra. Nela encontrará uma estreita faixa de areia que só aparece na maré baixa.
No seu mar calmo surgem lindas piscinas naturais que dão um belo visual.
Nesta praia não há infraestrutura. Só algumas casas dos moradores locais. Era aqui onde estava o Iate Clube, hoje desativado. No local há uma das baladas mais frequentadas de Morro: Mama Iate Club.
3. Aproveite qualquer uma das praias para praticar esportes
Nas praias de Morro de São Paulo podemos praticar os mais diversos esportes tanto no mar quanto na areia. As praias que recebem turistas e contam com infraestrutura têm equipamento para alugar que possibilitam outras formas de desfrutar da natureza.
Passeio de caiaque, stand up paddle, canoa havaiana, kitesurf, surf, mergulho com snorkel ou com cilindro e bike aquática, são apenas alguns dos esportes que podem ser feitos no mar, aproveitando a paisagem que só Morro de São Paulo tem.
4. Ande muito, você não vai se arrepender
Desde o momento que você chega a Morro de São Paulo vai viver experiências às que não está acostumado. Para começar, em Morro de São Paulo não circulam veículos particulares, só são permitidos tratores, jardineiras e alguns veículos especiais das agências de viagens ou pousadas.
Mesmo assim, não é em toda a vila, por isso grande parte dos seus trajetos deverão ser feitos a pé. Então se prepare para trazer calçados confortáveis e para subir algumas ladeiras, mas não se preocupe, tudo isso faz parte do encanto do lugar.
Quando você anda pela vila de Morro de São Paulo, você pode facilmente apreciar cada um dos seus detalhes. As paisagens que você vai ver a cada passo podem lhe dar uma perspectiva única e realmente enriquecedora. Com certeza se a sua dúvida for o que fazer em Morro de São Paulo, caminhando você vai poder descobrir cantinhos incríveis que fazem da atmosfera da vila, um lugar para levar sempre na memória.
5. Visite os monumentos históricos de Morro de São Paulo
Existe muita história na vila de Morro de São Paulo. Entre 1536 e 1537 chegou Francisco Romero à que hoje conhecemos como Ilha de Tinharé e deu início à história pós-colônia que hoje conhecemos.
Na vila de Morro de São Paulo podemos encontrar algumas edificações importantes:
Visitar esses locais nos permitirá entender melhor a história da vila e conhecer um pouco mais sobre a história do Brasil.
6. Faça o passeio de Volta à Ilha
O passeio de Volta à Ilha de Morro de São Paulo é o passeio dos passeios. Nele você vai conhecer o melhor da região, não só da Ilha de Tinharé, mas também dos arredores. Uma bela amostra de tudo o que essa região baiana tem para oferecer.
Em apenas um dia, você vai conhecer:
7. Visite o vilarejo e a praia de Garapuá
Garapuá é um povoado vizinho a Morro de São Paulo, com pouca infraestrutura hoteleira, mas que merece a pena a visita.
Famoso pelas suas piscinas naturais e sua bela praia em formato de ferradura, Garapuá é um lugar imperdível para quem vai até Morro de São Paulo.
Você pode fazer um passeio até lá e passar o dia, por exemplo. Há restaurantes para quem quer almoçar à beira-mar.
8. Conheça Gamboa e o paredão de argila
Gamboa é outro povoado vizinho a Morro de São Paulo, para chegar é possível ir seguindo uma trilha que começa no centro da vila.
Mas lembre-se, essa trilha precisa ser feita durante a maré baixa, já que é preciso andar pela faixa de areia de algumas pequenas praias, porém, ela some na maré alta. Outra opção para chegar é de barco ou lancha rápida que sai do píer de Morro de São Paulo ou pelo passeio para Gamboa que sai da Terceira Praia e visita outros pontos dos arredores.
Gamboa tem uma boa infraestrutura hoteleira e gastronômica, além disso, você pode desfrutar da famosa praia de argila, se lambuzar e aproveitar suas propriedades medicinais antes de tomar um refrescante banho de mar.
9. Dê uma esticada até Galeão
Galeão é uma comunidade quilombola da Ilha de Tinharé, um povoado de pescadores que parece ter parado no tempo e mantém a sua história e cultura presentes no dia a dia. Em Galão não há praias, porém é um refúgio natural para quem gosta de passeios alternativos e pouco conhecidos.
Você pode ir de bike pela trilha de 21 km ou pegar algum dos poucos passeios até a região. Sem dúvida uma experiência que vai enriquecer muito mais a sua viagem.
10. Visite os mirantes e se tiver coragem salte de tirolesa
Não sabe mais o que fazer em Morro de São Paulo? Contemple as paisagens do alto!
Perto do Farol é possível ver o mar de diferentes ângulos, escolha um dos mirantes e desfrute o visual. Entre eles você pode visitar o Mirante da Tirolesa e aproveitando que está lá, pode fazer o salto.
11. Desfrute da vida noturna de Morro de São Paulo
A noite de Morro de São Paulo é outro dos atrativos da vila. Mas se você não gostar de muito agito, não se preocupe, também há opções para você! A feira da praça Aureliano Lima acontece ao anoitecer, você pode visitá-la antes ou após aproveitar um ótimo jantar em alguns dos restaurantes da vila.
Agora, se você gosta da badalação pela qual a vila é conhecida, confira os locais onde pode curtir uma boa festa:
Teatro do Morro, no bairro Mangaba. Para chegar tem que subir 188 degraus, mas vale a pena. A festa começa aproximadamente às 21h com apresentações de todo tipo: teatro, dança, música ao vivo, etc. A partir da meia-noite a festa se transforma com o DJ tocando, em um dos espaços, geralmente, música eletrônica até amanhecer.
Pulsar, a caminho do Forte. A casa fica próxima ao píer, portanto, tem fácil acesso. Famosa pela sua festa da espuma, garante diversão até o amanhecer.
Toca do Morcego, a caminho do Farol, uma festa animadíssima ao som de música eletrônica. A vista no local é um espetáculo aparte. Aqui também pode se apreciar o pôr do sol todos os dias.
Se você procura o que fazer em Morro de São Paulo à noite, saiba que durante a temporada alta, costuma haver mais festas, visto que o número de turistas é muito maior. Além disso, também pode haver festivais e eventos ao ar livre, que acontecem geralmente na Segunda e na Terceira Praia.
12. Faça pelo menos um passeio cheio de adrenalina
Passeios com adrenalina não faltam em Morro de São Paulo e vale a pena escolher pelo menos um durante sua estadia nesse fabuloso destino.
Escolha entre Mangue Riders, passeio de quadriciclo até Garapuá ou Boipeba, mergulho, observação da Baléia Jubarte, entre outros e aproveite seus dias ao máximo.
13. Escolha um lugar para se deleitar com o pôr do sol
Depois de um dia cheio de adrenalina, nada melhor do que um programa relaxante e tranquilo. Então, por que não aproveitar para apreciar o pôr do sol em um lugar estratégico?
Pode optar pelos mirantes ou pelos lugares mais badalados como a Toca do Morcego ou o restaurante do Hotel Portaló. De todas as formas, será uma lembrança maravilhosa do final de tarde em Morro de São Paulo.
Agora que sabe o que fazer em Morro de São Paulo, faça seu roteiro
Morro de São Paulo é um destino imperdível, tem diversas atividades para todos os gostos e você pode adquirir todos seus passeios e translados com a Bahia Terra Turismo.
Entre em contato conosco, somos especialistas na região e oferecemos os melhores passeios de Morro de São Paulo e seus arredores. Além disso, estamos à sua disposição para ajudar com qualquer dúvida que tiver sobre esse fantástico destino e podemos montar seu roteiro personalizado com os passeios que mais se adequam ao seu perfil, auxiliando na organização das suas atividades.
Agora que já sabe o que fazer em Morro de São Paulo, nos chame pelo WhatsApp e monte seu roteiro com a nossa ajuda. Você só paga o valor dos passeios e translados e nada mais por isso, pois os preços são tabelados!
Garanta a viagem dos seus sonhos com todo o suporte da Bahia Terra Turismo!
Comentários