O mergulho em Morro de São Paulo é um dos atrativos que a ilha oferece para os turistas que desejam passar um tempo nessa localidade que impressiona a todos pelas suas belezas naturais e pelas ótimas opções de diversão.
No entanto, é necessário ter conhecimento de alguns cuidados que precisam ser tomados na hora de realizar essa prática com seus amigos ou familiares. Afinal, segurança é um fator que não pode ser deixado de lado nessas ocasiões.
Nos tópicos abaixo, você encontrará mais informações sobre o tema e sobre ao que é preciso ter atenção em tal momento. Continue conosco até o final e tenha um bom aprendizado!
As opções de mergulho em Morro de São Paulo
Essa ilha que pertence ao arquipélago de Tinharé tem um cenário praticamente paradisíaco, e todos que chegam até ela podem comprovar isso — areias claras, altos coqueirais e águas cristalinas que são propícias para a prática do mergulho em Morro de São Paulo.
Ver a beleza dos cardumes e dos recifes é bastante inspirador, e é muito interessante ter esse contato com a natureza. Veja, abaixo, em quais locais é possível mergulhar nessa localidade, que é uma das mais procuradas na Bahia.
Primeira Praia
Com 315 metros, a Primeira Praia de Morro de São Paulo é considerada a de menor extensão em comparação às outras. Seus frequentadores são formados, principalmente, por surfistas — já que ela apresenta ondas propícias para a prática de surf — e pessoas que gostam de praticar esqui aquático e mergulho.
Segunda Praia
Além de ser um local conhecido pelas suas festas, a Segunda Praia dispõe de piscinas naturais que são formadas quando a maré está baixa. Logo, muitos turistas procuram essa localidade a fim de fazer a prática do mergulho em Morro de São Paulo.
Terceira Praia
Localizada após a Ilha da Saudade, a Terceira Praia é outro local para os que querem fazer mergulho em Morro de São Paulo. Sua calmaria também inspira os que gostam de realizar a prática do stand up paddle, que é conhecido como surf com remo.
Piscinas naturais do Forte
A Fortaleza de Tapirandu, ou Forte, é um dos monumentos históricos da ilha e é considerado como patrimônio histórico nacional. Próximo a ele, há algumas piscinas naturais em que é possível fazer mergulho em Morro de São Paulo. É também uma ótima localização para assistir ao pôr do sol.
As principais dicas para praticar o mergulho
Se você não tiver a ajuda de um técnico ou de uma equipe de embarcação que ofereça suporte no mergulho em Morro de São Paulo, é necessário que você comunique que realizará tal atividade a alguém que estará em sua companhia na viagem, caso algum contratempo aconteça.
Toda vez que voltar para a superfície, tente nadar de cabeça levantada, no intuito de ver barcos e lanchas que estejam transitando por perto, além de ficar atento ao barulho de cada um deles.
Sempre leve sinalizadores que poderão ajudar em situações de risco e opte por mergulhar no momento em que a maré estiver estável, devido às correntes e às mudanças inesperadas nas águas. Além disso, é seu dever respeitar seus limites e não testar sua resistência.
Como você notou ao longo deste artigo, existem vários lugares onde é possível praticar o mergulho em Morro de São Paulo. No entanto, é bom tomar cuidado e considerar nossas dicas para que o momento não se torne uma ocasião que ponha em risco a sua saúde.
Gostou deste conteúdo? Então, continue conosco e saiba quais são as melhores piscinas naturais do Brasil que você precisa conhecer.