Historiador - Graduado pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
Todas as pessoas que vão ao Morro de São Paulo passam obrigatoriamente em frente à Igreja Nossa Senhora da Luz pelo menos duas vezes, quando chegam e quando vão embora, mas não sabem que sua história remete a lendas, milagres e uma antiga capela no alto do Morro.
No decorrer dessa leitura você conhecerá as histórias da antiga capela e da atual igreja, podendo incluí-las na sua lista do que ver e fazer em Morro de São Paulo.
Boa leitura!
A história da antiga Capela Nª Sª da Luz em Morro de São Paulo
No início do séc. XVII, Morro de São Paulo, Boipeba e Cairu receberam muitos colonos em busca de abrigo, fugindo das guerras travadas com os aimorés na Capitania de Porto Seguro e também em Ilhéus. Cronistas antigos, como o Frei Vicente do Salvador, Gabriel Soares de Sousa e o Frei Jaboatão, dão conta de que os aimorés não nadavam, tampouco conheciam a arte da navegação, fatores que garantiam uma vida tranquila nas ilhas e sem a presença desses povos ferozes. Assim sendo, os colonos sobreviventes optavam pela vida insular, pavimentando o desenvolvimento da vila do Morro de São Paulo.
O Frei Jaboatão registrou em seu livro Novo Orbe Seráfico Brasílico ou Chronica dos Frades Menores da Província do Brasil, que em 1610, o capitão Lucas da Fonseca Saraiva recebeu como sesmaria uma parte das terras de Cairú.
Membro da segunda leva de povoadores da região, escolheu a ponta mais alta do Morro de São Paulo como moradia e lá ergueu uma capela dedicada a Maria Santíssima, com o título Senhora da Luz, dando-a aos cuidados de um ermitão chamado Simão Barreto.
E continua Jaboatão relatando que a falta de água gerava muita dificuldade para Simão na administração da capela, exigindo que o mesmo a buscasse descendo o morro por um caminho acidentado e distante. Certo dia saiu o ermitão por uma região úmida e descobrindo folhagens e terra com as próprias mãos, viu brotar um cristalino olho d’água.
Tratava-se de uma fonte perene a quem deu a descoberta por milagre de Nossa Senhora da Luz, “pelo seu princípio, pela serventia da obra, proveito dos moradores, e pela saúde, que com ella tem alcançado enfermo…”
Em 1628, ainda sobre os escritos do Frei Jaboatão, estavam os mares brasileiros infestados de holandeses, quando o almirante Pieter Pieterzoon Hiyn enviou dois navios para saquear a Capela de Nossa Senhora da Luz, “noticiosos de algumas peças de ouro, e prata que havia nella”. Para o assombro dos holandeses, viram claramente uma confusão de soldados em forma militar que julgaram ser “mais de dois mil homens”.
Essa miragem os fez cancelar o ataque, e o momento foi creditado como mais um milagre de Nossa Senhora da Luz no Morro de São Paulo.
A atual Igreja de Nossa Senhora da Luz foi construída na primeira metade do século XIX conforme explica o IPAC: “atestam isto a harmoniosa talha neoclássica, típica daquele período, e a decoração D. Maria I, usada na fachada”. Em seu frontispício é possível ler 1845, referência ao ano de conclusão da obra.
Seu interior era repleto de relíquias, imagens sacras e muito ouro. Os saques contínuos a fizeram perder grande parte do seu acervo original, mas o interior ainda conserva excelente talha neoclássica, com pintura verde e dourada e fundo branco, além de imagens bem conservadas de Nª Sª da Luz, São Paulo, Nª Sª da Penha e Santo Antônio.
Leia também sobre:
Bibliografia
IPAC. Sistema de Informações do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia: bens culturais sob salvaguarda no município de Cairu. IPAC, 2023. Disponível em: <http://patrimonio.ipac.ba.gov.br/municipio/cairu/>. Acesso em: 02 de abril de 2023.
JABOATÃO, Fr. Antônio de Santa Maria. Novo Orbe Seráfico Brasílico ou Chronica dos Frades Menores da Província do Brasil. Rio de Janeiro: Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, 1858.
MATTA, Alfredo E. R. Projeto de Extensão: TV WEB Remando em Preservação - Parte 1 - Morro de São Paulo. YouTube, 27 de junho de 2022. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ecXFtCIhytc&t=3362s
Onde está localizada a Igreja Nossa Senhora da Luz
Ao contrário da antiga capela que substituiu, a Igreja Nossa Senhora da Luz não está ao lado do Farol.
Trata-se de uma igreja católica em Morro de São Paulo que está localizada após a ladeira que você deverá subir, assim que chegar aqui.
Em outras palavras: ela está na vila propriamente dita, quase em frente da Praça Aureliano Lima, pertinho do cais e de diversos outros pontos de interesse.
Alguns desses pontos são:
Toca do Morcego (aproximadamente 4 minutos de caminhada);
Tirolesa (aproximadamente 10 minutos de caminhada);
Primeira Praia (aproximadamente 9 minutos de caminhada).
Viu como é possível conhecer a Igreja Nossa Senhora da Luz em Morro de São Paulo, além de acrescentar em seu roteiro diversos outros atrativos para curtir no mesmo dia?
Vale frisar, ainda, que a igreja se encontra perto do comércio. Caso precise comprar algo no mercado, por exemplo, você não precisará andar muito.
Qual o horário de funcionamento
A Igreja Nossa Senhora da Luz costuma abrir diariamente entre 6:30 da manhã às 19h. A visitação é aberta ao público e gratuita.
Os atrativos de Morro de São Paulo estão à sua espera
Além da Igreja Nossa Senhora da Luz, que homenageia a padroeira local, Morro de São Paulo conta com dezenas de outros atrativos que farão com que você tenha as melhores férias da sua vida.
A começar, claro, por suas praias espetaculares!
E se você tem dúvidas sobre quais desses atrativos colocar em seu roteiro, não deixe de ler os outros artigos do blog mais completo de Morro de São Paulo. Por meio deles, e descobrir as principais dicas que deve seguir para aproveitar ao máximo esse destino.
Você sabia, por exemplo, que embora tenha fama de destino badalado, o Morro de São Paulo também é um ótimo destino para viagens em família ou em casal?
Se for o seu caso, leia o nosso próximo post e descubra 7 atividades ótimas para as crianças em Morro de São Paulo!
Comentarios