Historiador - Graduado pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
Conhecer um pouco sobre essa fortaleza é mergulhar na história do Morro de São Paulo, da Bahia e do Brasil, já que esse conjunto de monumentos foi palco importante e estratégico para a defesa na fase colonial e também no período do Império.
O complexo arquitetônico da Fortaleza do Morro de São Paulo também é conhecido por Tapirandu em função da sua localização. Segundo o cronista Luís dos Santos Vilhena Filho, a fortaleza completa está situada na Ponta do Tapirandu, extremidade norte da Ilha de Tinharé e possui aproximadamente 650 metros de extensão.
O capitão de infantaria do Regimento de Extremoz Domingos Alves Branco Moniz Barreto deixou um escrito no início do século XVIII, onde afirmou existir indícios de alguma defesa no Morro de São Paulo antes da invasão holandesa. Provavelmente uma bateria de artilharia ainda incipiente.
Os holandeses sabiam da importância do Morro de São Paulo, que controlava o abastecimento de Salvador. Em 1624 utilizaram o local como repouso antes de atacarem a capital. Durante a negociação de paz, propuseram a posse do Morro como garantia, o que foi negado prontamente pelos portugueses.
Mas foi somente entre 1628 e 1630 que o governador geral Diogo Luiz de Oliveira nomeou um almoxarife para a fortaleza do Morro, o que teria sido o ponto de partida para a construção da fortificação permanente no local. Erigiu primeiro o Forte São Paulo ou “da Ponta”, e em seguida uma cortina de muralhas ao longo do canal de Tinharé que o ligou à Bateria da Conceição ou “Forte Velho”, única estrutura anterior à construção da fortaleza.
A principal função da fortaleza era defender o canal, também conhecido como “Barra Falsa da Baía de Todos os Santos”, por onde escoava a produção de importantes centros de abastecimento como Boipeba e Cairu, além do próprio Morro de São Paulo.
A obra do Forte São Paulo foi um projeto do engenheiro Miguel Pereira da Costa, constituído de planta quadrada, com parte das muralhas voltadas para o mar e duas pontas que abrigam guaritas redondas.
Ao longo da sua história, foi muitas vezes restaurada em períodos bélicos e abandonada ao marasmo e desleixo após as guerras. A fortaleza nunca teve aquartelamento, seus soldados moravam em casas dispostas ao longo da rua principal da vila, sendo portanto, a origem da urbanização do Morro como se conhece hoje.
Segue abaixo os monumentos que compunham a fortaleza em sua planta original, sendo que alguns desapareceram ou estão à beira do desaparecimento.
Portaló
Portal de entrada do Morro de São Paulo, há indícios de ter sido construído precariamente um portal de madeira a mando de Francisco Romero entre 1536 e 1545, carecendo de uma pesquisa mais à fundo sobre o tema. O Portaló que hoje está restaurado faz parte da obra que erigiu o sistema da Fortaleza Tapirandu a partir de 1628-30 e que durou aproximadamente 100 anos para ser inteiramente construída.
Paiol de Pólvora, prisão e armazéns
Localizados à esquerda do Portaló como quem está iniciando a caminhada sentido Forte São Paulo, as estruturas são utilizadas atualmente pela prefeitura de Cairu.
Bateria a esquerda da Flexa
Uma cortina que une a rampa do Portaló à Bateria da Conceição, e possui quatro muralhas com oito canhoneiras.
Bateria da Conceição ou “Forte Velho”
É uma flexa de 38,28m, com quatro canhoneiras e que defendiam o lado esquerdo do Forte São Paulo. Possivelmente é o local onde existiu a primeira guarnição do Morro antes da invasão holandesa, mas sua estrutura atual remete a obra definitiva a partir do governador geral Diogo Luiz de Oliveira entre 1628 e 1630.
Cortina entre o Forte São Paulo e a Bateria da Conceição
É composta por seis muralhas unidas numa extensão de 266,42m à borda d’água, que ligam o Forte São Paulo à Bateria da Conceição.
Forte São Paulo
É o principal forte da fortaleza e está situado bem na extremidade norte da Ilha de Tinharé. Foi recentemente restaurado juntamente com toda a cortina de muralhas, baterias, guaritas e também o Portaló de entrada. Há uma promessa do IPAC em transformá-lo num museu.
Bateria São Luiz
Não sabemos exatamente sua localização, provavelmente desapareceu com o tempo. As informações que temos é que possuía forma trapezoidal, media 46,64 metros e estava situada a sudeste da ilha, entre o Forte São Paulo e a Primeira Praia, a 11 metros acima do nível do mar.
Bateria do Zimbeiro
Seus últimos vestígios ainda podem ser vistos no alto do Morro, 59,40 metros acima do nível do mar, localizado a leste da ilha e no atual bairro da Mangaba, de frente para a Segunda Praia.
Ruínas no alto do morro
Segundo o professor Mário Mendonça de Oliveira, “existem vestígios inacabados de cortinas de uma possível cidadela, na parte alta do morro, cujo projeto pode ser atribuído ao sargento-mor engenheiro Antônio Roiz Ribeiro, nos primeiros anos do século XVIII”.
O IPHAN diz que “no cume, onde existe o farol, ficava a primitiva capela, a casa do capelão, o paiol e um trecho da muralha. Das ruínas vê-se a portada em pedra com ornatos de cantaria e frontão curvo, parte da construção que teria servido de quartel e uma ala com arcada sobre colunas de composição original”.
De fato, no local onde se encontra a tiroleza do Morro, existem ruínas que podem ser atribuídas a possível cidadela citada pelo professor Mário Mendonça, além da estrutura citada pelo IPHAN acima. Este sítio carece de pesquisas mais aprofundadas que possam localizar também os vestígios da morada do sesmeiro Lucas da Fonseca Saraiva no início do séc. XVI.
Bibliografia
IPAC. Sistema de Informações do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia: bens culturais sob salvaguarda no município de Cairu. IPAC, 2023. Disponível em: <http://patrimonio.ipac.ba.gov.br/municipio/cairu/>. Acesso em: 02 de abril de 2023.
IPHAN. Cairu: Fortaleza do Morro de São Paulo. Patrimônio, 2023. Disponível em: <https://www.ipatrimonio.org/cairu-fortaleza-do-morro-de-sao-paulo/#!/map=38343&loc=-13.374172035498722,-38.915961384773254,17>. Acesso em: 03 de abril de 2023.
JABOATÃO, Fr. Antônio de Santa Maria. Novo Orbe Seráfico Brasílico ou Chronica dos Frades Menores da Província do Brasil. Rio de Janeiro: Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, 1858.
MATTA, Alfredo E. R. Projeto de Extensão: TV WEB Remando em Preservação - Parte 1 - Morro de São Paulo. YouTube, 27 de junho de 2022. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ecXFtCIhytc&t=3362s>.
OLIVEIRA, Mário Mendonça de. A defesa da Baía de Todos os Santos. In:CAROSO, C., TAVARES, F., and PEREIRA, C., orgs. Baía de Todos os Santos: aspectos humanos. Salvador: EDUFBA, 2011.
PATRIMÓNIO DE INFLUÊNCIA PORTUGUESA. Sistema Fortificado do Morro de São Paulo. H.P.I.P., 2023. Disponível em: <https://hpip.org/pt/heritage/details/984>. Acesso em: 02 de abril de 2023.
RISÉRIO, Antônio. Tinharé: História e Cultura no Litoral Sul da Bahia. Salvador: BYI Projetos Culturais Ltda, 2003.
VILHENA, Luís dos Santos. A Bahia no Século XVIII. Salvador: Editora Itapuã, 1969.
Por que visitar a Fortaleza do Tapirandu?
Visitar a Fortaleza do Tapirandu é programa obrigatório para quem vai ao Morro de São Paulo. Além de possuir muitas histórias sobre o Morro de São Paulo, está situada num lugar lindo, com prainhas de água cristalina, aos pés do ponto mais alto da Ilha de Tinharé e cercada de Mata Atlântica.
Uma boa dica para encaixar bem no seu roteiro é visitá-la no final de tarde, horário em que costumam aparecer golfinhos e também para admirar o incrível pôr do sol sentado sobre suas muralhas.
Esse dia maravilhoso poderá ser finalizado curtindo a noite num dos tantos bares e restaurantes que existem no Morro.
Outros monumentos históricos do Morro de São Paulo
Aproveite para visitar também a Fonte Grande, a Igreja Nossa Senhora da Luz, o Farol, oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história do Morro de São Paulo. Uma outra dica é seguir visitando e identificando, passo a passo, os monumentos que compõem a Fortaleza do Tapirandu, seguindo as descrições que deixamos acima.
Fazendo passeios em Morro de São Paulo com segurança
O Morro é conhecido por apresentar atividades para todos os perfis, muitas delas são atrações gratuitas. Além das opções históricas abordadas neste artigo, existem piscinas naturais, trilhas e diversos passeios acessíveis com facilidade quando agendados antecipadamente.
Entre em contato com a Bahia Terra Turismo, uma agência especialista em Bahia e também em Morro de São Paulo, e garanta já seus passeios com organização e segurança!
Nossos canais de atendimento são: reservas@bahiaterra.com ou whatsApp: +55 75 9-9905-9430, das 7h às 23h.