Historiador - Graduado pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
O Morro de São Paulo é riquíssimo em história e numa simples caminhada pelas suas ruas você pode se deparar com construções que contam o passado dessa maravilhosa vila. Um desses monumentos históricos é o Farol do Morro.
Além de desfrutar das muitas belezas naturais do lugar, vale a pena enriquecer sua viagem com um pouco sobre a história da região.
A história do Farol do Morro
Um dos mais imponentes faróis do litoral brasileiro, o Farol do Morro se destaca pela dimensão do promontório onde está instalado, um recorte geográfico composto por uma lindíssima falésia e farta Mata Atlântica.
Ao longe e de qualquer direção do oceano esse gigante pode ser avistado, cumprindo perfeitamente a função que lhe foi destinada: guiar navegantes quanto aos perigos existentes na sua costa recortada e repleta de recifes de corais.
Seus 173 anos de existência fazem parte da rica história do Morro de São Paulo, remetendo ao período imperial e à chegada da industrialização na Bahia.
Tudo começa com a vinda do engenheiro estadunidense John Monteiro Carson para dirigir a Fábrica de Tecidos Todos os Santos, instalada na cidade de Valença. Um consórcio entre os empresários Antônio Francisco de Lacerda, John Smith Gillmer e Antonio Pedrozo de Albuquerque.
Além de representante de Pedrozo, um dos sócios do empreendimento, o engenheiro Carson foi responsável por dirigir os trabalhos de edificação da fábrica, adquirindo maquinário e administrando o empreendimento até sua morte, em 1858.
Foi nesse período que o engenheiro esteve no Morro de São Paulo para a construção do farol, visando garantir a segurança da chegada e saída de mercadorias via marítima até o porto de Valença e favorecendo as indústrias da região.
A edificação foi iniciada em 1849 e o farol passou a funcionar no dia 03 de maio de 1855, permanecendo em obras complementares até 1856.
Visita Histórica do Imperador D. Pedro II em 1859
Em 1859, o Imperador D. Pedro II fez um desenho do Morro de São Paulo quando da sua visita ao sítio. Na imagem é possível identificar a Fortaleza do Tapirandu, a lateral da Igreja de Nossa Senhora da Luz e no alto destacado, o farol.
O Imperador também descreveu o farol em seu diário como “de primeira classe”, comentando sua estrutura e funcionamento com satisfação. O diário de D. Pedro II é parte do acervo do Museu Imperial em Petrópolis-RJ, e nele constam as particularidades da sua visita ao Morro.
Interessados em ler o trecho do Diário do Imperador sobre sua visita ao Morro de São Paulo, só baixar o Volume 2 do mesmo.
Bibliografia
IMPERIAL, Museu. Transcrições dos diários de d. Pedro II (1840 – 1891). Museu Imperial, 2023. Disponível em: < https://museuimperial.museus.gov.br/diarios/>. Acesso em: 04 de abril de 2023.
IPAC. Sistema de Informações do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia: bens culturais sob salvaguarda no município de Cairu. IPAC, 2023. Disponível em: <http://patrimonio.ipac.ba.gov.br/municipio/cairu/>. Acesso em: 02 de abril de 2023.
MATTA, Alfredo E. R. Projeto de Extensão: TV WEB Remando em Preservação - Parte 1 - Morro de São Paulo. YouTube, 27 de junho de 2022. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ecXFtCIhytc&t=3362s
SANTOS, Silvana Andrade dos. Escravidão, tráfico e indústria oitocentista: a sociedade Lacerda e CIA e a fábrica têxtil Todos os Santos. 2020. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em História do Instituto de História da Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
Como chegar ao Farol do Morro?
Visitar o Farol do Morro é também uma oportunidade de apreciar duas das vistas panorâmicas mais bonitas do Brasil, além de ver o farol bem de pertinho, é claro. É bem fácil chegar lá a partir da vila, não sendo necessário a presença de um guia.
É só seguir a trilha que inicia em frente a Igreja Nossa Senhora da Luz, passar pelo antigo cemitério e subir caminhando pela escadaria de troncos de coqueiro até o farol. Lá chegando, aproveite para ver a paisagem do mirante à esquerda com vista para o lendário Canal de Tinharé ou "de Taperoá".
E depois retorne ao farol e siga pela trilha à direita até o mirante com vista panorâmica das praias, é escandalosamente lindo! Você pode aproveitar para saltar na tirolesa e chegar até as águas da Primeira Praia.
O farol do Morro ainda funciona?
Sim, ele acende automaticamente todos os dias às 18h e também em períodos de céu encoberto e muita chuva, orientando navegadores nas suas mais diversas atividades marítimas.
A Marinha do Brasil é a responsável pelo Farol do Morro e a Capitania dos Portos da Bahia é quem cuida da manutenção.
Vai para o Morro de São Paulo? Leia esse post que tem tudo o que você precisa saber sobre esse lindo destino baiano.