Se você é uma pessoa romântica, que ama casamentos, certamente está perdendo informações realmente muito importantes, se nunca ouviu falar a respeito do elopement wedding.
Afinal, este termo está ligado a um tipo de celebração de amor muito específico, que tem encantado e atraído cada vez mais pessoas e, certamente, também irá chamar a sua atenção.
Então, que tal começar a aprender mais sobre ele agora mesmo?
Para isso, basta continuar a leitura dos parágrafos a seguir.
O que é o elopement wedding, afinal?
Entender o que é o elopement wedding é muito mais fácil do que parece, principalmente quando se entende que a palavra “elopement”, em inglês, significa nada menos que “fuga”.
Mas, calma: não estamos falando daqueles casamentos nos quais, tendo o romance reprovado pelos pais, o noivo e a noiva fugiam para poder casar.
Na verdade, a versão moderna do elopement é envolta em muito romantismo, existindo simplesmente pelo fato de que, por motivos pessoais, os noivos preferem uma cerimônia realmente mais intimista, na qual estejam presentes somente os dois e o celebrante escolhido.
E isso não deixa de ser algo muito especial também, concorda?
Outras características que tornam esse formato de casamento tão especial
Pode ser que a explicação acima tenha te deixado com dúvidas, e não tenha sido capaz de demonstrar o quão especial o elopement wedding pode ser.
Então, confira abaixo outras características sobre ele:
É um formato de casamento bem mais econômico
Sim: muitos casais optam por esse formato justamente por conta da economia que está atrelada a ele, sendo, inclusive, mais econômico do que o casamento no qual somente os pais e irmãos estão presentes, por exemplo.
Afinal, não há necessidade de se preocupar com a locação e a decoração de um grande espaço, e nem mesmo com a realização de uma grande festa que inclui inúmeros detalhes, até mesmo uma refeição.
A possibilidade de viver algo mágico, mas em menor escala
Muitas pessoas podem enxergar o casamento elopement como algo simples e rápido demais, mas a verdade é que ele pode ser completo e mágico em muitos outros sentidos, sabia?
Inclusive, um costume muito adotado nesse formato é o chamado “first look”, que consiste basicamente em deixar o noivo de costas durante a entrada da noiva, de modo que, ao virar, ele possa vê-la pronta para dizer o tão esperado “sim”.
Acredite: é de fato emocionante, um momento nos quais muitos casais já começam a chorar.
Isso sem citar o fato de que é perfeitamente possível fazer ensaio pré-casamento e contratar alguém para filmar e fotografar tudo, desde o making-of até a celebração propriamente dita e o que vier depois dela.
Assim, as lembranças desse momento mágico serão guardadas para sempre e poderão ser compartilhadas.
O romantismo ainda mais em alta
Um casamento, por si só, já é um ato de romantismo imenso. E até mesmo na versão sem convidados o romance pode ser ainda mais intenso.
Algumas dicas, nesse sentido, incluem a escrita de votos para serem lidos diante de um altar ricamente decorado, um almoço ou jantar intimista e até mesmo uma dança. Afinal, não é porque não há festa que o casal não pode dançar sua música romântica preferida.
Aliás, aqui vai uma dica extra:
Caso exista a vontade de compartilhar a troca de votos com pessoas queridas, uma boa ideia é fazer uma transmissão ao vivo. Isso sem citar o fato de que, depois, todos os familiares e amigos podem receber um cartão com uma belíssima foto, contando que o casamento foi realizado.
Os melhores lugares para realizar um elopement wedding
Agora, é muito provável que você esteja se perguntando quais seriam, afinal, os melhores lugares para que a realização de um casamento do tipo elopement possa acontecer. E a boa notícia, especificamente em relação a isso, é que existem muitas possibilidades.
O segredo, de modo geral, está em escolher um lugar que combine verdadeiramente com a essência do casal, e que os represente de alguma forma. E, justamente por isso, não existe “certo ou errado”.
Existem muitos casais que amam a vida na cidade e acabam escolhendo o casamento elopement realizado dentro do cenário urbano. Já outros, muito mais ligados à natureza, escolhem fazer a pequena cerimônia nas montanhas, ou mesmo na praia.
Aqui cabe explicar, por sinal, que é perfeitamente comum fazer o casamento já no local escolhido para a lua de mel, o que otimiza custos e tempo de locomoção.
Mas, ainda assim... Mesmo sabendo que esse tipo de casamento pode acontecer em praticamente qualquer lugar, e já tendo decidido realizá-lo na praia, por exemplo, as dúvidas ainda podem persistir, considerando que existem muitas praias paradisíacas pelo Brasil e pelo mundo.
Mas a última dica da qual você precisa soluciona essa questão, e está presente no próximo tópico.
Morro de São Paulo, o local ideal para o seu elopement wedding
Se a ideia é fazer a celebração em solo brasileiro, Morro de São Paulo é definitivamente uma das melhores escolhas a ser feita.
Afinal, esse paraíso baiano entrega tudo o que um casal pode buscar: cantinhos mais românticos e calmos, com uma paisagem espetacular e perfeitos para a realização da cerimônia, ótima gastronomia e, ainda, pontos mais agitados, a exemplo da Segunda Praia, nos quais é possível curtir um pouco mais de badalação, se assim os noivos desejarem.
Inclusive, a Quarta Praia e a Quinta Praia (também chamada de Praia do Encanto) entregam toda a vibe intimista da qual o elopement wedding precisa para acontecer, e devem estar no radar dos pombinhos que estão planejando se casar.
Quer saber mais detalhes, sobre casar no paraíso? Então, não deixe de ler o artigo Por que fazer um casamento em Morro de São Paulo.
Por fim, vale ressaltar que Boipeba, nossa ilha vizinha, também pode ser uma escolha interessante. E você pode descobrir mais sobre ela lendo o conteúdo Tudo o que você precisa saber sobre a Ilha de Boipeba.
Clique nos links acima e inspire-se ainda mais para casar na Bahia!
Quarta-praia é um lugar mágico. Realmente, para quem está procurando um clima intimista, recomendo! 😍