Quando você pensa em viajar, é muito provável que procure pelas melhores dicas de viagem pelo Brasil e pelo mundo, dicas essas que certamente incluem a questão da hospedagem. E é justamente em relação a este aspecto que descobrir o que é Couchsurfing pode ser de grande ajuda.
Entenda tudo sobre esse assunto no decorrer dos próximos parágrafos.
O que é Couchsurfing
A boa notícia é que entender o que é Couchsurfing é realmente muito simples!
Trata-se de uma plataforma que oferece um tipo de hospedagem diferenciado. Criada em 2004 até hoje causa dúvidas entre os viajantes, por conta de seu nome peculiar.
Nome esse que tem uma explicação igualmente simples: couch, em inglês, significa sofá, enquanto surfing remete justamente ao ato de surfar.
Ou seja: a ideia da plataforma é fazer uma brincadeira, como se os hóspedes surfassem de sofá em sofá, por todos os destinos pelos quais escolhem viajar.
Como funciona o Couchsurfing
A explicação acima não fez muito sentido?
Calma... Ela se torna mais clara quando se compreende como, exatamente, o Couchsurfing funciona, sendo que a explicação em relação a isso também não poderia ser mais simples.
Ocorre que, uma vez se cadastrando nesta plataforma, o viajante consegue literalmente dormir nos sofás ou espaços dos anfitriões que escolher, de forma a ter uma viagem mais econômica, uma vez que não estará pagando pela hospedagem.
Muitos anfitriões também oferecem quartos na plataforma, mas, via de regra, é justamente por conta da ideia de dormir em um sofá que essa modalidade se tornou tão famosa.
Isso sem citar a troca cultural que é incentivada, uma vez que o viajante tem contato direto com um local, podendo aprender de forma ainda mais genuína sobre o local que está visitando.
4 dicas de segurança para usar o Couchsurfing em sua viagem
Realmente não há segredo: basta se cadastrar na plataforma e, tendo escolhido um destino para visitar no Brasil ou em outro país, começar a fazer a busca pelo local ideal para dormir.
Mas, claro: mesmo os viajantes mais experientes podem ficar com receio de dar esse passo, mesmo já sabendo o que é Couchsurfing e sua proposta.
Por isso, como segurança nunca é demais, indicamos que, ao usar essa modalidade, você não deixe de seguir as dicas abaixo:
1. Leia as avaliações, com atenção
Estas avaliações são deixadas por outros viajantes e, portanto, irão te mostrar se sua experiência será, ou não, boa com o anfitrião escolhido.
Então, assim que o perfil de um anfitrião te chamar a atenção, não pense duas vezes antes de ler as avaliações que ele já recebeu, a fim de descobrir se vale a pena solicitar a hospedagem.
Caso alguém já tenha se hospedado no mesmo local e tenha se sentido desrespeitado, por exemplo, isso certamente estará descrito em alguma avaliação: leia todas elas, se possível.
2. Assine a versão paga da plataforma
O Couchsurfing nasceu com uma proposta focada 100% na gratuidade, mas já há alguns anos conta com uma versão paga, que garante ainda mais segurança para os assinantes.
Por meio dela você terá acesso à verificação de identidade, por exemplo, sendo esta uma ferramenta que mostra quando o anfitrião não está mentindo em relação à sua identidade.
Além disso, esta versão paga também trabalha com um teto de reembolso, caso surja algum problema relacionado à hospedagem.
3. Siga todas as recomendações de segurança do próprio site
Outra dica, um tanto óbvia, é seguir simplesmente todas as recomendações que o próprio site dá, em relação à segurança dos seus usuários.
Afinal, a equipe desenvolvedora sabe, melhor do que ninguém, quais práticas de uso devem ser adotadas, a fim de que a experiência seja tranquila e proveitosa.
4. Informe as pessoas próximas
A plataforma Couchsurfing acaba sendo mais voltada para quem faz viagens solo, e não para quem ama viajar com os amigos e familiares, por exemplo. Mas isso não significa que estas pessoas não precisem fazer parte desse momento com você de alguma forma.
Caso queira se sentir ainda mais seguro, mantenha-os informados em relação à sua localização e em relação às pessoas com as quais estará. Assim, estarão em alerta e, se por ventura acontecer algo, saberão agir rapidamente.
Outras formas de viajar pagando pouco ou nada por uma hospedagem
Agora que você já sabe o que é Couchsurfing, é importante que saiba, também, que esta é apenas uma das possibilidades que existem, para quem quer viajar economizando o máximo possível em relação à hospedagem.
Inclusive, existem outras plataformas voltadas para quem quer se hospedar de forma econômica ou mesmo de forma gratuita, a exemplo da Worldpackers.
Esta outra plataforma, especificamente, tem a proposta central de incentivar a troca de hospedagem por trabalho.
Isso significa basicamente que, ao se cadastrar, o viajante passa a ter à sua disposição centenas de locais (geralmente hostels) que aceitarão hospedá-lo em troca de algumas horas diárias de trabalho, sendo que este trabalho pode estar voltado para diversas frentes.
Você é bom com a criação de conteúdos para redes sociais?
Sabe mais de um idioma, e acredita que poderia ajudar recepcionando novos hóspedes?
Prefere algo mais “mão na massa”, como atuar na organização dos quartos?
Pois estas são apenas algumas das funções que você poderá desempenhar sendo um viajante dessa plataforma.
Vem para Morro? Aqui, também é possível se hospedar barato!
Por fim, não poderíamos deixar de frisar que, se o seu destino ideal de viagem é Morro de São Paulo, a economia em relação à hospedagem também é certa, mesmo sem o auxílio de nenhuma plataforma.
Inclusive, muitas pessoas acreditam que se trata de um destino “caro”, mas essa percepção definitivamente não poderia ser mais equivocada.
Trata-se de um destino democrático e para todos os gostos, e escolher ficar em um albergue em Morro de São Paulo, por exemplo, em nada irá invalidar sua experiência por aqui.
Você busca algo diferente, e igualmente econômico?
Se sim, os campings de Morro também são uma ótima alternativa, inclusive há diversas pousadas com preços bastante acessíveis na ilha. Inclusive, pode pesquisar no Couchsurfing as alternativas possíveis por aqui durante o período da sua viagem.
Apenas não se esqueça que, independentemente da escolha que fizer, sempre poderá contar com a Bahia Terra Turismo como sua agência parceira de viagem na Bahia.
Comments