As dicas para saber como evitar enjoo no mar definitivamente estão entre as melhores dicas de viagem pelo Brasil que alguém poderia te dar. Afinal, são tantos destinos que oferecem passeios de barco e ter um roteiro comprometido por conta deste tipo de mal-estar pode desanimar qualquer pessoa.
Então, se você não quer passar por este tipo de cenário, não deixe de ler os próximos parágrafos e as respectivas dicas que fazem parte deles: elas serão essenciais para você desfrutar plenamente a sua próxima aventura pelo nosso país.
As melhores dicas para evitar o enjoo no mar nos passeios de barco
Fazer passeios de barco é algo indispensável para muitas pessoas que viajam para destinos de praia: por sinal, há quem considere que a viagem é válida apenas se incluir um passeio em alguma embarcação.
Ocorre, porém, que o enjoo pode acabar surgindo e, para evitá-lo, não deixe de seguir as 9 dicas da lista a seguir:
1. Tome bastante água
A hidratação deve ser constante na vida de qualquer pessoa, principalmente em viagens de verão. E, se sua ideia realmente é passear em alto mar, simplesmente não a ignore.
Essa dica é importante pelo fato de que a desidratação tende a causar tontura e náusea. Ou seja: ela cria o “combo” perfeito para estragar seu passeio.
2. Não coma nada pesado antes de embarcar
As dicas para evitar enjoo em passeios de barco incluem não só a ingestão de muita água, mas, também, o consumo dos alimentos corretos, a fim de manter o desconforto longe do seu estômago.
Sabe aquela barraquinha com comida de rua?
Pois bem… Deixe para visitá-la somente depois do seu passeio. Afinal, estes locais são famosos por servirem frituras e alimentos mais pesados e gordurosos e, se ingeri-los, grandes são as chances de que você se sinta mal.
Antes de entrar na embarcação, e enquanto estiver nela, prefira consumir:
Frutas;
Torradas;
Cereais.
Além de leves, estes lanches podem ser muito nutritivos.
3. Não faça a ingestão de bebida alcoólica
Principalmente em doses maiores, o álcool tem grande potencial de acabar com a alegria de um passeio, inclusive pelo fato de que, atrelado à ressaca, ele pode gerar enjoo.
Portanto, por mais que você goste de beber os melhores drinks, evite-os ao máximo, tanto no dia em que for passear quanto no dia anterior.
Lembrando que as bebidas alcoólicas também levam à desidratação.
4. Se acomode em um local menos movimentado
Mesmo em condições mais calmas, o mar inevitavelmente irá balançar um pouco a embarcação na qual você estiver, por conta dos movimentos que são necessários.
Sabe aquele clássico movimento de vai e vem?
Pois é justamente dele que estamos falando, e é justamente ele que tende a deixar os passageiros enjoados.
Mas, há um truque muito simples que você pode seguir: para evitar o enjoo no mar, simplesmente busque se acomodar na parte central da embarcação. Trata-se de um local que fornece mais estabilidade.
5. Olhe para a horizonte
Para prevenir o enjoo em barco, outra dica extremamente útil diz respeito a simplesmente olhar para o horizonte assim que a embarcação começar a se movimentar, e se manter assim pelo maior tempo possível.
Ocorre que isso permite que a visão fique alinhada ao movimento que o barco estiver fazendo, gerando a sensação de que ele não está se movendo tanto. Isso sem citar que, quando o passeio acontece em locais paradisíacos, como os destinos top da Bahia, observar o horizonte é uma distração belíssima!
6. Tente não olhar para baixo
Ainda no quesito “para onde direcionar seu olhar”, simplesmente evite ao máximo ficar olhando para baixo, se sua intenção é realmente diminuir as chances de enjoo.
Por conta do movimento gerado pelo mar, o ato de olhar para o piso da embarcação pode causar tontura e, consequentemente, te deixar enjoado.
7. Tenha uma noite de sono tranquila
Fazer um passeio para avistar baleias, por exemplo, é o tipo de coisa que pode deixar qualquer pessoa ansiosa: dormir na noite anterior, sabendo que uma aventura incrível com belas paisagens aguarda no dia seguinte, parece ser uma missão impossível.
Mas, tente não se deixar levar pelas emoções e foque em dormir o máximo possível, sem deixar de lado a qualidade do sono.
Afinal, uma noite mal dormida também pode causar um estresse que, somado à sonolência, pode sim te levar a se sentir mal.
8. Escolha um passeio tranquilo
Sim: alguns passeios de barco podem ter mais adrenalina que outros.
Então, para evitar o enjoo no mar de forma ainda mais eficaz, escolha um passeio que seja mais tranquilo, principalmente se for sua primeira aventura deste tipo.
Desta forma você conseguirá ir se acostumando e, quem sabe, em pouco tempo estará explorando ainda mais as belezas marítimas a bordo de uma embarcação.
9. Planeje-se
Por fim, temos essa dica que, para muitas pessoas, é bastante inusitada. Mas ela se torna extremamente válida quando considerado o fato de que, para que todas as demais dicas apresentadas sejam colocadas em prática, realmente é preciso se planejar no que diz respeito à alimentação e ao horário de ir dormir, por exemplo.
E, aqui, vale um adendo: muito se fala sobre colocar neste planejamento a ingestão de um remédio para enjoo, antes de subir na embarcação.
Porém, atente-se aos riscos de fazer isso sem haver uma permissão médica prévia.
Onde curtir os melhores passeios de barco ou lancha no Brasil
E, agora, resta saber: onde, exatamente, você pode colocar todas as dicas ensinadas nos parágrafos acima?
E a resposta, quanto a isso, não poderia ser outra: venha para Morro de São Paulo, que é um destino paradisíaco no baixo-sul do estado da Bahia e, como tal, possui alguns dos melhores passeios disponíveis nesta região.
Inclusive, a partir daqui é possível fazer passeios que, pela água, te levarão a outros destinos próximos, que deixarão seu roteiro ainda mais interessante, a exemplo da Ilha de Boipeba.
Não espere mais: já sabendo como evitar enjoo no mar, conheça os passeios de Morro de São Paulo e escolha aqueles que te farão, a bordo de uma embarcação, ter a melhor viagem da sua vida.
Commenti