Será que viajar para Morro de São Paulo é realmente algo muito caro? Bom, de fato, toda a viagem apresenta alguns custos básicos. No entanto, ao contrário do que a maioria afirma, é possível estar na região e desfrutar de diversas coisas que dá para fazer de graça em Morro de São Paulo.
A vida na vila é muito completa, apresentando opções para todos os gostos. Por isso, é muito comum encontrar diversas possibilidades na região, sendo até mesmo difícil planejar um roteiro curto. E, como dito acima, nem sempre é preciso desembolsar um valor alto para conhecer paisagens e locais incríveis.
Além disso, como você deve imaginar, o local conta com diversas praias, o que já garante uma possibilidade de turismo gratuito por aqui. Sendo assim, basta pesquisar um pouco mais para entender as opções históricas e paradisíacas que Morro de São Paulo oferece. Confira a nossa lista abaixo e entenda mais sobre o assunto!
7 coisas que você pode fazer de graça em Morro de São Paulo
Antes de mais nada, devemos destacar que a escolha de um roteiro para viagem é muito particular. Além das opções que iremos citar abaixo, existem outras coisas que dá para fazer de graça em Morro de São Paulo. Porém, a nossa lista visa mostrar atrações para todos os estilos de viajantes, desde os aventureiros até os culturais. Vamos conhecer?
1. Fazer a trilha até Gamboa
A trilha até Gamboa é uma ótima opção para quem é aventureiro e busca um contato íntimo com a natureza. Acima de tudo, é muito importante frisar que fazer o passeio a pé só é possível na maré baixa.
O início da trilha fica localizado na região central de Morro de São Paulo. Também é possível fazer o passeio de barco, mas perderá as paisagens.
São cerca de 45 minutos de caminhada admirando o mar e passando por belas praias quase desertas. Além disso, a trilha é considerada fácil. Ou seja, você não precisará se preocupar com obstáculos.
O ponto alto da trilha até Gamboa é o paredão de argila, onde os turistas costumam se divertir, para só depois, curtir um belo banho de mar. Por fim, não deixe de conferir a tábua de marés para planejar esse passeio.
2. Assistir ao pôr do sol no mirante
O mirante do farol apresenta uma bela paisagem em qualquer horário do dia, principalmente ao pôr do sol. A região fica próxima à Igreja Nossa Senhora da Cruz. Dessa forma, é preciso subir alguns degraus, caminhando por alguns minutos. No local, você irá se deparar com duas trilhas. Uma delas levará até o mirante da tirolesa, onde a vista também é muito impressionante.
Contudo, será a trilha da esquerda que levará até o mirante com vista ao pôr do sol. É importante chegar cedo no local, pois muitos turistas aproveitam o momento para relaxar, tirar fotos e curtir a paisagem.
3. Participar do Luau na segunda praia
Se você gosta de opções noturnas, você não pode deixar de conferir os luaus que acontecem na segunda praia. A atividade é aberta ao público e, normalmente, é possível aproveitar o encontro às segundas e quintas-feiras. O luau atrai visitantes, como também moradores locais.
Além disso, no local é possível encontrar barracas oferecendo drinks regionais, assim como vendedores de acessórios. Vale a pena conferir e se divertir, conhecendo também um pouco da cultura local.
4. Conhecer as ruínas da Fortaleza de Tapirandu
Visitar as ruínas da Fortaleza de Tapirandu é outra das coisas que dá para fazer de graça em Morro de São Paulo. Uma opção perfeita para as pessoas que buscam conhecer a história local.
As obras se iniciaram em 1630, o que garante uma imersão cultural muito profunda. A região conta com mais de 600 metros de extensão. Por isso, se você pretende visitar o local, separe um período considerável do seu dia para conhecer toda a estrutura com calma e admirar a beleza do lugar.
5. Visitar o centro histórico
Como citamos no início do texto, Morro de São Paulo também é uma vila extremamente histórica. Por isso, no centro da região você poderá encontrar algumas construções muito antigas que apresentam como era a vida na vila.
Por exemplo, podemos citar a Igreja de Nossa Senhora da Luz, a Fonte Grande e o Casarão, construídos entre os séculos XVII e XVIII. São monumentos culturais que combinam muito bem com clima pluricultural da vila.
6. Nadar até a Ilha do Caitá
A Ilha do Caitá fica localizada bem em frente a Terceira Praia de Morro de São Paulo. Por ser um local próximo à praia, é possível acessar o paraíso de diversas formas.
Caso você prefira nadar até lá, o passeio se torna ainda mais valioso. Mas é importante ressaltar que você deve ter segurança para fazer a travessia que, normalmente, acontece com tranquilidade.
Além disso, devido à vida marinha local, vale a pena observar os animais que estão por perto. Existem ouriços que podem apresentar riscos para nós. Então, se mantenha atento e faça a sua travessia com segurança.
Para tornar o passeio ainda mais encantador, o indicado é que você leve um snorkel para observar todos os peixinhos e corais.
7. Conhecer a feira de artesanato local
Por último, mas não menos importante, vamos citar a feira de artesanato. Essa também é uma opção interessante das coisas que dá para fazer de graça em Morro de São Paulo.
Toda noite, na Praça Aureliano Lima e arredores, é possível conhecer um pouco da cultura local através dos vendedores. Nesta região pode-se comprar acessórios artesanais e outros objetos interessantes.
O preço das peças costuma ser muito atrativo para os turistas, o que torna o passeio ainda mais encantador. Porém, obviamente, você também pode frequentar o local apenas para conhecer as artes dos trabalhadores da vila.
Cabe destacar que em alta temporada é possível encontrar mais de 20 barraquinhas na Praça.
Planeje a sua viagem e tenha mais economia em seus passeios
Como você pôde notar, existem diversas coisas que dá para fazer de graça em Morro de São Paulo. Por isso, o ideal é que você planeje com antecedência a sua viagem, avaliando os locais que você deseja visitar.
E com tudo o que você economizou com essas dicas que acabamos de passar para você, vale a pena investir no melhor passeio de Morro de São Paulo: o passeio de volta à ilha. Você irá a conhecer os melhores pontos de Morro e arredores durante um dia inteiro.
E falando em poupar, agora, te convido a ler o próximo artigo para você entender como é possível economizar em sua ida até Morro de São Paulo.
Comments