Atendimento: reservas@bahiaterra.com | +55 (71) 3599-2977 | +55 (71) 3599-2906 | +55 (71) 3599-2956 | +55 (75) 3199-0207
A rica e Bela história de Morro de São Paulo
Além das belíssimas praias numeradas, viagens de lancha e catamarã, Morro de São Paulo também oferece diversas atividades de lazer e passeios sobre a sua história. Oito em cada dez brasileiros consideram as praias essenciais em seus destinos de viagens, o que torna o brasileiro o povo mais apaixonado pelo litoral em todo o mundo, segundo a consultoria americana Harris Interactive.
Em Morro de São Paulo, as famosas praias numeradas provam essa estatística, já que recebem milhares de turistas – brasileiros e do mundo todo – em várias épocas do ano. Mas ao escolher esse paraíso no estado da Bahia como próximo destino de viagem, é essencial conhecer também os passeios em Morro de São Paulo, que ajudam a contar um pouco mais sobre a história dessa região da Ilha de Tinharé, no município de Cairu.
Fonte grande
Também conhecida como Fonte do Imperador, a Fonte Grande foi reconhecida e tombada como Patrimônio Histórico Nacional em 1943, quase 200 anos depois de sua fundação, em 1746, pelo então vice-rei do Brasil, André de Melo de Castro.
Na época, a Fonte Grande era a principal fonte de abastecimento de água potável e um exemplo de tecnologia do Brasil Colonial.
O nome Fonte do Imperador foi dado em 1859, quando o imperador Dom Pedro II teria tomado um banho na Fonte Grande junto com a Marquesa de Santos. Atualmente, a fonte não é usada para banhos nem para o abastecimento de água, mas é um monumento histórico e, certamente, um dos mais interessantes passeios em Morro de São Paulo.
Farol
O Farol do Morro de São Paulo foi construído ao longo de sete anos (1848 – 1855). Quando foi concluído, era considerado o mais moderno farol do litoral do Brasil e até hoje, com seus 89 metros de altura, mantém a sua importância como ponto de orientação para os marinheiros que querem chegar à Ilha de Tinharé.
Atualmente, o Farol é mantido pela Marinha do Brasil e recebe visitantes que procuram uma visão privilegiada das belas praias do Morro de São Paulo e de toda a exuberância da Mata Atlântica ainda preservada.
Para os mais aventureiros, existe um mirante ao lado do farol de onde parte a maior tirolesa dentro d’água da América Latina, com 57 metros de altura e 340 metros de comprimento.
O Forte
A Fortaleza de Tapirandú, nome original da estrutura gigante que ficou conhecida apenas como “O Forte”, começou a ser construída em 1630 para fins militares, mas hoje é o destino de turistas que buscam passeios em Morro de São Paulo.
Na época de sua fundação, o Forte era um ponto estratégico para a defesa de todo o Arquipélago de Tinharé.
O desgaste do tempo, assim como as batalhas enfrentadas com artilharia pesada e balas de canhão, deixou o Forte bastante abalado, mas desde 2010 ele passa por obras de restauração.
A cada fim de tarde, a Fortaleza de Tapirandú é o ponto de encontro de nativos e turistas que buscam assistir mais uma vez a beleza do pôr-do-sol em Morro de São Paulo.
Portaló
O Portaló foi um aperfeiçoamento de uma obra iniciada em 1536 após a chegada da esquadra comandada por Francisco Romero, um importante tenente da Marinha portuguesa. Na época, o objetivo era a construção de um portal, com imensas portas de madeira que eram fechadas durante a noite para guardar a entrada da cidade.
A construção do Portaló como ele pode ser visto hoje demorou 100 anos, mas gravou na história do Morro de São Paulo a importância deste monumento. Ao chegar com catamarã em Morro de São Paulo com certeza passará por de baixo do Portaló.
Igreja Nossa Senhora da Luz
Nossa Senhora da Luz é considerada a santa padroeira de Morro de São Paulo. A antiga capela em homenagem à Santa ficava ao lado do Farol, mas com o desgaste a que estava sujeita, uma nova sede começou a ser construída no centro da Vila em 1628. A obra definitiva foi concluída apenas no início do século XIX.
Como muitas igrejas históricas do estilo barroco, a Igreja Nossa Senhora da Luz era toda decorada em ouro, prata e valiosas imagens sacras. Os furtos, a pirataria e a má conservação tiraram parte do brilho da Igreja, mas não a sua importância como destino de passeios em Morro de São Paulo. Os próprios habitantes da Vila têm tentado, desde 2004, financiar a restauração da Igreja com recursos próprios.
O Casarão
Construído em 1608 pela mesma família responsável pela construção da Igreja Nossa Senhora da Luz, o Casarão ficou conhecido assim pela sua imponência no centro da Vila. Atualmente, o Casarão funciona como pousada, aliando história e hospedagem e, portanto, item fundamental nos roteiros de passeios em Morro de São Paulo.
Em sua visita à região, o imperador Dom Pedro II e a Marquesa de Santos escolheram o Casarão como opção de hospedagem.
A vista privilegiada da construção sobre a Praça Aureliano Lima e todo o restante do vilarejo, certamente, impressionou o imperador, assim como continua impressionando os turistas que visitam o Casarão até hoje.
Acompanhe as melhores dicas no nosso blog
Confira o blog mais completo sobre Morro de São Paulo.
Categoria
Avenir Light is a clean and stylish font favored by designers. It's easy on the eyes and a great go to font...